Um dia após se reunir com representantes dos professores estaduais, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) recebeu na tarde desta quarta-feira (11) o governador Jaques Wagner na Governadoria

12/07/2012 08:05

Após reunião com MP, Wagner diz esperar fim da greve para esta semanaUm dia após se reunir com representantes dos professores estaduais, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) recebeu na tarde desta quarta-feira (11) o governador Jaques Wagner na Governadoria, em Salvador. Ao sair do encontro, Wagner se mostrou confiante em um acordo e disse que espera o anúncio do fim da greve para sexta-feira desta semana.
"O espírito de todos aqui, inclusive o meu, é de encontrar uma solução que seja referendada na sexta-feira. Eu mostrei ao Ministério Público todos os números como foi entregue também para eles [professores] apontando realmente que a situação fiscal do estado é apertada, mas que há boa vontade como sempre houve. Estamos trocando ideias, exercitando, para conseguir melhorar a proposta feita. Tanto de ordem financeira quanto administrativa para amanhã ter a reunião que considero a mais importante", diz Jaques Wagner.
O MP-BA intermedeia as negociações entre a categoria e o governo do estado a fim de encerrar a greve no ensino que já dura 92 dias. Além do governador, participaram do encontro desta quarta-feira o procurador-geral do MP-BA Wellington Lima e Silva, os secretários Manoel Vitório (Administração) e Osvaldo Barreto (Educação), além dos procuradores do MP-BA José Vicente, Márcio Fahel, Roberto Gomes e Cristiano Chaves.
Na quinta-feira (12) está prevista uma reunião com o Ministério Público, governo e professores. O local e horário do encontro ainda não foram divulgados.

Números
Segundo levantamento feito nesta quarta-feira pelo governo do estado, o monitoramento diário que aponta quantas escolas estão funcionando na Bahia indica que das 1.408 unidades de ensino, 200 funcionam parcialmente, 303 estão totalmente paralisadas e 905 funcionam normalmente. Embora apenas 21% das escolas estaduais permaneçam sem aulas no estado, 78% desse percentual é de instituições localizadas na capital.

Encontro com professores
Após a reunião de terça-feira (10), a vice-coordenadora do sindicato dos professores estaduais, Marilene Betros, disse que o encontro com representantes do Ministério Público foi "muito positivo". Pela manhã, a assembleia-geral realizada pela categoria não apontou o fim da greve. "Consideramos muito positiva. O governo encaminhou os documentos do Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação]. Nós reiteramos a nossa proposta e colocamos o que era necessário", afirmou a sindicalista.
De acordo com Marilene Betros, o sindicato pediu a anulação de determinações judiciais acerca dos salários cortados e do congelamento das contribuições recebidas pelo sindicato. A categoria solicitou ainda a suspensão dos processos administrativos-disciplinares abertos contra os grevistas. Uma nova reunião da categoria com a promotoria está prevista para quinta-feira (12).

Greve ilegal
A Justiça da Bahia confirmou a ilegalidade da greve dos professores da rede estadual de ensino em julgamento realizado na tarde de sexta-feira (6). A decisão foi proferida pela desembargadora Deisy Lago Coelho, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que relatou o processo. Na decisão ela determinou a imediata suspensão da greve e dobrou o valor da multa diária a ser paga pelo sindicato da categoria em caso de desobediência, de R$ 10 mil. A ilegalidade da greve havia sido declarada pelo juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, Ricardo D’ Ávila, no dia 14 de abril, três dias após a primeira assembleia.