“Estamos querendo aproveitar este momento de dificuldade para sensibilizar o Governo Federal para implantar um PAC do Semiárido” afirmou o secretário Estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles

20/09/2012 10:04

 

“Estamos querendo aproveitar este momento de dificuldade para sensibilizar o Governo Federal para implantar um PAC do Semiárido” afirmou o secretário Estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, nesta terça-feira (18), na cerimônia de abertura da primeira edição da Agropec Bahia (Agropecuária do século XXI), que está sendo realizada no Hotel Pestana, em Salvador, e será encerrada nesta quarta-feira (19). Ciente da importância de um PAC direcionado a viabilizar ações voltadas para estruturar o semiárido, a Seagri tem solicitado sua viabilização à presidente Dilma Rousseff.

Durante o evento, o secretário também defendeu a construção de armazéns “pulmões” nas regiões produtoras de grãos do Nordeste para a compra e estocagem, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em momentos de preços subsidiados para venda em situações como a atual (preços altos e déficit de grãos), ao invés de necessitarmos trazer milho do Centro Oeste neste momento, fato que não tem acontecido na velocidade necessária por falta de condições de logística (carreta para transportar os grãos). A ideia, ainda, é a construção de dezenas de armazéns menores distribuídos em todas as regiões dos estados brasileiros para facilitar a compra pelo produtor próximo as zonas produtoras.

O secretário fez questão também de elogiar a iniciativa do evento, que é organizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB) em parceria com a Seagri. “A Agropec já nasceu grande. Fico feliz em ver as associações de diversos segmentos, representantes, produtores, engenheiros agrônomos e lideranças políticas juntos em um grande evento como este. A grade de palestras é excelente e os profissionais altamente capacitados”, disse Eduardo.

 

 

Fonte: Ascom Seagri Foto: Heckel Junior