Esta semana as equipes do programa Água para Todos, do governo federal, darão atenção especial aos trabalhos de cadastramentos de mais beneficiários da região norte da Bahia, que receberão o sistema para captação e armazenamento de água.

05/09/2012 23:42

 

Segundo o sistema GPWeb, programa adaptado para registrar digitalmente todas as ações desenvolvidas pelas equipes de campo do Água para Todos, na área de atuação da 6ª superintendência regional da Codevasf, localizada em Juazeiro, mais de 1.077 beneficiários foram cadastrados para o recebimento de cisternas de polietileno, aproximando-se da meta prevista de 1.861 atendimentos na região.

No município de Chorrochó esta semana serão inscritos mais 100 beneficiários, obedecendo as exigência do programa, que prevê a inclusão de famílias que residam no campo, principalmente no semiárido baiano, e que estejam em situação considerada de pobreza e/ou extrema pobreza. Além disso a renda per capita dos selecionados deve ser de até R$ 140,00, sendo que aposentados que vivam de sua renda previdenciária, podem, neste caso, ultrapassar esta margem. Outra exigência é a inscrição no CadÚnico.

A seleção das famílias que receberão as cisternas de polietileno, com capacidade para 16 mil litros de água, é feita por um Comitê Gestor Municipal, eleito pela comunidade, com a participação de entidades representativas, representantes do poder público municipal, associações, igrejas, pastorais e comissões comunitárias. É o comitê que indica quem inicialmente poderá receber o benefício. Após essa indicação, as equipes do Água para Todos vão até as localidades rurais, onde realizam o cadastramento, preenchendo uma ficha de avaliação, que será encaminhada para a coordenação do programa, onde as informações são analisadas e arquivadas via GPWeb. O próximo processo é o da instalação das cisternas e de todo o sistema de captação, que inclui calhas, canos de PVC e uma bomba manual. Todo esse equipamento é transportado por rodovias e estradas vicinais até os municípios, onde são armazenados em local seguro até o transporte final para as localidades beneficiadas.

Morro do Chapéu

No município de Morro do Chapéu, esta semana, as equipes da 6ª superintendência regional acompanham a entrega e armazenamento de 300 cisternas, que ficarão guardadas em um local cedido pela prefeitura municipal até serem levadas às comunidades beneficiadas. Além disso, serão intensificados os contatos com os integrantes do Comitê Gestor Municipal, e realizada uma reunião para definir a estratégia de instalação das cisternas. Nessa programação será discutida também como será realizada a capacitação dos beneficiários, onde as famílias que receberão os benefícios são orientadas sobre como usar adequadamente as cisternas, através de uma capacitação sobre Gestão da Água. Nessa capacitação serão repassados os cuidados quanto à utilização da água sem desperdício, os cuidados com a saúde e instruções sobre a conservação e manutenção dos reservatórios.

Santa Brígida

Em Santa Brígida cerca de 880 beneficiários já foram inscritos, e esta semana as equipes do Água para todos deverão analisar mais 28 cadastros. Quanto à capacitação das famílias, está prevista a orientação de 128 beneficiários, que receberão todas as informações sobre o sistema de captação e armazenamento de água e a capacitação para utilização responsável do benefício. Paralelamente a esse trabalho também serão realizados a busca ativa de mais beneficiários, verificação de cadastros, validação, locação, fiscalização de instalação do sistema e registro das ações em formulário próprio para arquivamento no GPWeb. A aceleração desse cronograma de ações visa atingir mais rapidamente a meta de mil unidades instaladas dentro do menor tempo possível.

Umburanas

Em Umburanas o tráfego de caminhões transportando as cisternas foi intensificado. A meta desta semana é de 350 cisternas entregues no município. Para que elas cheguem até o destino é feito um planejamento do trajeto a ser seguido pelo caminhão, que leva 3 cisternas em cada viagem. Depois que chegam ao município, as cisternas são armazenadas, geralmente, em um local cedido pela prefeitura, que também fica responsável pela guarda do material até a sua remoção até o local definitivo. Devido às condições da maioria das estradas, em muitos casos as cisternas são levadas individualmente em caminhões pequenos até o local de instalação. Geralmente o reservatório transportado é logo instalado, evitando a demora na entrega do benefício. Em Umburanas 294 beneficiários já foram considerados aptos para receber o sistema.

Uauá

Em Uauá 1.077 famílias já foram cadastradas e esta semana mais 90 deverão ser incluídas no programa. Está prevista a validação de 75 novos beneficiários, que tão logo sejam aprovados, deverão receber as cisternas.

Ascom Codevasf 6 SR