Dois vereadores e mais cinco pessoas são denunciados por crimes durante greve da PM

18/04/2013 08:53

fotogreve

Sete pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Federal na Bahia por diversos crimes, a maioria crimes contra a segurança nacional, praticados durante a greve da Polícia Militar no ano passado. Entre os denunciados estão o vereador e ex-policial militar Marco Prisco e o vereador de Jequié Gilvan Souza Santana. Para o MPF, os políticos obtiveram lucros políticos nas eleições de 2012 por conta da greve.

Os outros denunciados são o cabo Jeoás Nascimento dos Santos, os soldados Josafá Ramos dos Santos e Jeane Batista de Souza, o líder da greve dos Bombeiros no Rio de Janeiro, Benevenuto Daciolo Fonseca dos Santos, e David Salomão dos Santos Lima, de Vitória da Conquista. A denúncia, feita no dia 9 de abril, foi divulgada nesta quarta-feira (17).


Grevistas empunham armas no CAB, na Paralela: paralisação aconteceu antes do Carnaval

Os sete responderão por crimes previstos na Lei de Segurança Nacional, no Código Penal e no Estatuto da Criança e do Adolescente – entre eles, associar-se a mais de três pessoas em bando armado para cometer crime, impedir o livro exercício de qualquer um dos Poderes da União ou dos Estados com uso de violência ou grave ameaça, apodera-se de veículo de transporte coletivo, ameaçando a tripulação ou passageiros, praticar sabotagem contra instalações militares, paralisar total ou parcialmente atividade ou serviço público essencial para a defesa, incitar a subversão da ordem política ou social, constituir organização paramilitar ou milícia particular e submeter criança ou adolescente sob sua autoridade ou vigilância a constrangimento.


Tropas do Exército mantém cordão de isolamento em torno do prédio da Assembleia durante ocupação de grevistas

“Quadrilha armada”
Segundo a denúncia do MPF, os sete denunciados formaram uma quadrilha armada com objetivo de “lesar e expor a perigo o Estado”. Para o órgão, a greve teve “nítida motivação política”, aterrorizou a população e executou “uma série de crimes”.

O MPF também diz que os denunciados fizeram o possível para prolongar a greve, para que policiais de outras cidades e estados aderissem. O órgão também acredita que a época da paralisação, às vésperas do Carnaval, também pretendia o “aumento dos próprios capitais políticos dos denunciados”, além de pressionar pela aprovação da PEC n 300/2008, que estabelecia um piso salarial para a categoria.

Ocupação da Alba
Os grevistas também ocuparam a Asssembleia Legislativa, o que impediu o trabalho do Poder Legislativo, denuncia o MPF. Eles levaram para o local as famílias, incluindo mulheres e crianças, em desacordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Para o órgão, as crianças foram usadas como “escudos humanos” pelos PMs em greve.


Ônibus foram atravessados na avenida Paralela interrompendo trânsito

A denúncia também diz que durante a greve viaturas que continuaram o policiamento foram depredadas  e usaram caminhões e ônibus para bloquear pistas chaves da cidade. Documentos que acompanham a denúncia, de 85 páginas, comprovam a sabotagem de viaturas policiais e de ônibus de passageiros com o emprego da mesma tática: rasgando-se os pneus e danificando-se a chaparia, diz o MPF.

A denúncia diz ainda que houve prejuízo também financeiro com a greve – os gastos com a Operação Bahia, que mobilizou Forças Armadas e a Força Nacional, foram de R$ 14,4 milhões.


Policiais grevistas se posicionam em frente ao prédio da Assembleia Legislativa

RELEMBRE A GREVE
Policiais militares em greve ocupam Assembleia Legislativa

“Não há greve”, diz diretor de comunicação da Polícia Militar

Justiça determina retorno imediato de PMs em greve ao serviço

Greve da PM: shoppings e faculdades fecham mais cedo

Homens do exército já estão nas ruas de Salvador

“A PM não pode se transformar em instrumento de intimidação e desordem”, diz Wagner em pronunciamento

PMs envolvidos em crimes serão levados para presídios de segurança máxima, diz ministro

Greve de PMs: luzes da Assembleia são desligadas para suposta desocupação de prédio

Passa de 100 número de homicídios durante greve de PMs em Salvador e RMS

‘Expor crianças a violência é crime’, diz OAB sobre greve de PMs

SSP diz que adesão dos PMs é de 10%, mas policiais afirmam que é 90%

“A população está cansada”, diz Jaques Wagner sobre greve de PMs

“Ô, o Carnaval acabou”, cantam PMs em greve após reunião sem acordo com governo

Fotógrafo do CORREIO descreve como funciona o QG de grevistas

Líder grevista Marco Prisco é preso dentro do prédio da Assembleia Legislativa

Após desocupação da Assembleia, PMs decidem manter greve

PM é presa por articular invasão ao Batalhão de Guardas

Ex-PM que ameaça queimar carretas em gravação é preso em Conquista

Polícia Militar encerra greve na Bahia

 

CORREIO DA BAHIA