D. José Rodrigues foi enterrado ontem (11), em Carnaíba do Sertão, distrito do município de Juazeiro, ao “ao sol que arde ao meio dia”.

12/09/2012 23:34

 

D. José Rodrigues foi enterrado ontem (11), em Carnaíba do Sertão, distrito do município de Juazeiro, ao “ao sol que arde ao meio dia”. Desde sua chegada em Juazeiro, na segunda-feira pela tarde, foi velado na catedral de Juazeiro. Uma sequência de missas e vigílias relembraram a importância de sua figura para região.

Foi sintomática a presença de uma multidão de gente simples, de políticos, lideranças populares, da mídia, além do clero, em seu funeral. Ele era mesmo maior que a Igreja Católica, maior que sua função de bispo, ele foi e continuará sendo uma referência nordestina enquanto houver fome, sede, injustiças, enquanto o São Francisco continuar a ser degradado.

O enterro de seu corpo aqui apenas “planta” sua memória e o incômodo que ela representa.

Grato a todos que enviaram e-mails, mensagens, e que se solidarizaram conosco nesse momento. Foi emocionante, mas tranqüilo, em paz.

Ele continua entre nós como um “encantado de luz”, como dizem nossos indígenas do vale do São Francisco. Estará sempre por aqui, em nossas lutas, na vida do povo, na floresta da caatinga, nas águas do Velho Chico, junto com Nossa Senhora das Grotas, imagem encontrada dentro do rio São Francisco em 1706, sua paixão pessoal.

Roberto Malvezzi - Gogó.

Foto Antonio Pedro do Diário da Região