CURSO DE MECANIZAÇÃO DA UNEB DE JUAZEIRO (BA) RECEBE APOIO DE EMPRESAS DO VALE DO SÃO FRANCISCO

10/07/2012 08:35

 

A quarta turma do curso de operador de tratores agrícolas, promovido pelo Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro, que começou no dia 3 de julho e termina na próxima sexta-feira (13), conta agora com a parceria de cinco empresas do ramo de mecanização agrícola do Vale do São Francisco.

As empresas emprestaram tratores para demonstração e aulas práticas. Os alunos do curso agora podem aprender a dirigir tratores das principais marcas comercializadas no país.  O professor da Uneb e coordenador do projeto de extensão que realiza os cursos, Flávio Oliveira, explica que as parcerias estão dinamizando ainda mais a realização das aulas devido à quantidade de máquinas que os alunos têm para praticar. No total, são quarenta alunos por turma.As inscrições para a quinta e última turma do curso de tratores agrícolas serão de 16 a 20 de julho, no DTCS. As aulas estão previstas para iniciar no dia 6 de agosto, com duração de duas semanas e carga de 40 horas-aula.

Extensão – O curso de operador de tratores agrícolas integra o projeto de extensão coordenado pelo professor do DTCS Flávio Oliveira, iniciado no último mês de abril. No total, serão realizadas cinco turmas, com quarenta alunos cada. No final do projeto, serão 200 pessoas treinadas na área de mecanização.

De acordo com o professor Flávio, a realização do curso vem suprir uma necessidade que o mercado demanda. Novos projetos na área de mecanização estão sendo planejados para serem implantados em breve. A ideia é consolidar parcerias entre empresas e a Uneb, por meio do DTCS, para implantar o primeiro centro de treinamento em mecanização agrícola da região com o intuito de atender agricultores e estudantes das Ciências Agrárias no Vale do São Francisco.

Ianne Lima Núcleo de Assessoria de Comunicação - DTCS - Campus III Foto: Edna Lima/DTCS/UNEB