A equipe da estratégia saúde em movimento - oftalmologia, projeto do Governo da Bahia, através da Sesab, que leva atendimento médico especializado, por todo o Estado, em parceria com a prefeitura de Casa Nova

09/08/2012 09:05

 

Através da secretaria municipal de Saúde iniciou atendimento médico na manhã desta quarta-feira (08), no município de Casa Nova. O atendimento é prioritário para idosos a partir de 60 anos de idade e alunos matriculados no Programa Todos Pela Educação – TOPA. De acordo com a coordenadora da etapa de Casa Nova, Laura Kilmana, está sendo disponibilizado todos os exames pré e pós-operatórios, relacionados à cirurgia oftalmológica, além do colírio que deverá ser utilizado nos primeiros 15 dias do pós-operatório.

“A equipe é composta por médicos oftalmologistas, anestesista, enfermeiros, auxiliares de consultório e pessoal de apoio. A parceria com a prefeitura é de fundamental importância para o sucesso do evento, pois é a responsável pelo preparo do ambiente para receber a equipe do programa e os usuários e acompanhantes que têm a cesso a estrutura”, explica a coordenadora.  O evento que acontece de 08 a 16 de agosto é realizado na Escola Municipal Odete Viana e contempla os municípios de Campo Alegre de Lourdes, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho, Uauá e Casa Nova. Serão disponibilizadas 7.000 mil consultas, sendo 1.500 para alunos do Programa TOPA, 5.500 para usuários do SUS, acima de 60 anos e 1.500 cirurgias de catarata.

Está sendo realizado triagem, consultas e exames em pessoas com idade superior a 60 anos que possua ou não alguma doença ocular. Se diagnosticado a necessidade de cirurgia os pacientes já serão encaminhados pela equipe. A aposentada da localidade de Lagoa do Alegre, Maria Arcanja Torres, nunca fez exame de vista anteriormente. “Esse programa chegou  no momento certo, pois não tenho dinheiro para pagar o exame, muito menos a cirurgia, espero conseguir enxergar melhor, já que de longe só vejo vulto, não reconheço nem meu marido”, brinca Dona Maria.

O secretário municipal de saúde de Casa Nova, Solon Xavier, avalia positivamente o sucesso do evento. “Só nesta manhã já foram marcadas cerca de 200 cirurgias, o evento está sendo um sucesso, fizemos uma pré-triagem no interior do município e estamos disponibilizando ônibus para transportar os usuários do interior de Casa Nova. Sabemos que a catarata é uma doença que provoca o embaçamento da visão. Ela pode ser causada por vários motivos (congênita, trauma, diabetes, doenças sistêmicas, etc), mas a principal causa é o envelhecimento natural do olho. Não existem colírios que retardem ou curem a catarata. O único tratamento disponível, no momento, é a cirurgia” explica o secretário. A cirurgia atualmente é feita com aparelhos modernos, a recuperação da visão é rápida e, quase sempre, completa. “A cirurgia de catarata, custa em média 2 mil reais, por olho, o investimento em Casa Nova é superior a 4 milhões de cirurgias em uma semana, agradecemos esta parceria do Governo do Estado e do Governo Federal”, concluiu Solon Xavier.

Informações

Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de sua cidade, ou entrar em contato com a secretaria municipal de Casa Nova pelo telefone  (74) 3536-2294.

Por Lidiane Cavalcante

Fonte: Blog do Geraldo José