A derrota de 2 a 1 escancarou as várias deficiências do time do técnico Mano Menezes, que conseguiu chegar à final enfrentando apenas adversários com futebol bastante inferior técnica e tacticamente

11/08/2012 15:17

 

(Foto: Reuters)

O Brasil não soube lidar com um gol sofrido aos 30 segundos de jogo na final contra o México, pelo torneio de futebol masculino das Olímpiadas de Londres, e mais uma vez, teve que se contentar com a medalha de prata na disputa, a segunda na história dos jogos para o time brasileiro. 
A derrota de 2 a 1 escancarou as várias deficiências do time do técnico Mano Menezes, que conseguiu chegar à final enfrentando apenas adversários com futebol bastante inferior técnica e tacticamente. 
Conforme rumores divulgados pela imprensa em junho, o fracasso pode decretar o fim da 'Era Mano' no comando da seleção brasileira, já que o desempenho do técnico na final foi também bastante fraco. Com o time perdendo por  1 a 0, já no segundo tempo, Mano demorou a colocar peças ofensivas no time e insistiu em deixar no banco o atacante Pato, que só entrou quando já faltavam apenas 15 minutos para o fim do jogo, e o meia Lucas, que só foi utilizado aos 38 minutos.
Jogadores que deveriam chamar a responsabilidade, como Neymar, Marcelo e Thiago Silva, também demonstraram descontrole e pouco colaboraram. 
Os dois gol do jogo foram marcados pelo atacante Peralta. No primeiro, logo aos 29 segundos, nasceu em um erro do lateral Rafael. Ele tocou a bola mal para Sandro, que não alcançou. Peralta ficou com a sobra e chutou da entrada da área, abrindo o placar. O gol que fechou o placar saiu no segundo tempo, aos 29 minutos, em falta batida dentro da área que o centrovante cabeceou livre para o fundo do gol.
No gol de honra, Hulk recebeu lançamento na área e avançou para dentro da pequena área, tocando de perna direita na saída do goleiro, já nos acrécimos do árbitro.
Para desespero da torcida, ainda nos acrécimos, Hulk avançou pela ponta direita e cruzou com perfeição para Oscar. O meia estava sozinho, dentro da pequena área, mas cabeceou para fora.
Essa foi a terceira derrota em três presenças do Brasil numa final olímpica, após ficar com a prata também em Los Angeles-1984 (2 x 0 para a França) e Seul-1988 (2 x 1 para a União Soviétiva). O Brasil ainda tem dois bronzes, em Atlanta-1996 e Pequim-2008.