Quer saber como consultar o valor do 13º que será pago agora em agosto? Clique aqui

22/08/2012 23:22

 

Os aposentados, pensionistas e segurados do INSS já podem consultar o valor da primeira parcela do 13º salário nos contracheques do mês de agosto.
A consulta está disponível no site da Previdência Social (www.inss.gov.br). Para o segurado saber quanto irá receber da primeira parcela do 13º, basta acessar a Agência Eletrônica do Segurado e clicar na opção extrato de pagamento de benefício. Depois, basta preencher o número do benefício, a data de nascimento, o nome do beneficiário e o CPF, além do código emitido para consulta, que fica no canto direito da tela. O adiantamento de parte do 13º salário virá já com a folha de agosto, que será paga entre os dias 27 de agosto e 10 de setembro. Serão contemplados com a antecipação em torno de 25,6 milhões de benefícios em todo o país.

Primeira parcela vem sem descontos

O adiantamento do 13º salário para aposentados e pensionistas será de 50% do valor do benefício. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro. Nesse caso, o valor será proporcional. Os segurados que estão em auxílio-doença também recebem uma parcela menor, porque é um benefício temporário. Por exemplo, um benefício iniciado em janeiro e ainda em vigor em agosto terá o 13º terceiro salário calculado sobre oito meses. O segurado receberá, portanto, metade desse valor. Em dezembro, caso ainda esteja afastado, o segurado irá receber o restante. Se tiver alta antes, o valor será calculado até o mês em que o benefício vigorar. Vale destacar que no contracheque de agosto não haverá desconto de Imposto de Renda sobre o 13º, que só será cobrado em novembro e dezembro, quando será paga a segunda parcela da gratificação natalina. 

Confira abaixo o calendário de pagamento:

Fonte: Euclidese m destaque