Prefeitos eleitos e reeleitos da Bahia passaram final de semana “se inteirando” da missão que irão assumir a partir de janeiro.

12/11/2012 18:24

 

Durante os três dias que os prefeitos estiveram reunidos, foram apresentados aos novos gestores os programas e projetos federais voltados para os municípios, às verbas federais que são distribuídas via emendas parlamentares, dentre outros assuntos

Terminou no inicio da tarde de domingo (11),o primeiro encontro de Prefeitos Eleitos e Reeleitos da Bahia promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB), no Vila Galé Marés Resort Hotel, em Guarajuba, município de Camaçari. Ao falar para o CN, o prefeito de Camaçari e presidente da entidade, Luiz Caetano destacou a importância do evento para os municípios baianos, pois, em sua opinião, é fundamental que os prefeitos conheçam a linguagem pública para elaborar um sólido planejamento estratégico e assim contar com o apoio dos governos estadual e federal, através de convênios”.

Com o tema Sustentabilidade e Inovação, desafios para a nova gestão, o encontro, segundo os organizadores conseguiu alcançar o objetivo que foi sensibilizar e orientar os prefeitos sobre a elaboração do planejamento estratégico da gestão, tendo como base o desenvolvimento socioeconômico e sustentável do município, com destaque para as metas do milênio, as linhas de financiamento à administração pública municipal e a Lei de Responsabilidade Fiscal.

O governador Jaques Wagner(PT),também marcou presença na abertura ocorrido na noite de sexta-feira,09 e parabenizou o prefeito Luiz Caetano pela realização do evento e pelo trabalho desenvolvido à frente da União dos Municípios da Bahia. “A UPB tem uma pujança ímpar e fundamental no papel de apoio aos municípios, especialmente no momento do planejamento da administração municipal”. Wagner ressaltou a importância do desenvolvimento de políticas de inclusão social, e citou como exemplo as ações desenvolvidas em Camaçari, em especial na Cidade do Saber, espaço onde são realizadas diversas atividades educacionais, esportivas, culturais, artísticas e de lazer.

O Coordenador de Assistência aos Municípios do TCM-BA, Antônio Dourado Vasconcelos falou sobre transição de governo democrático e republicano, destacando a importância do processo de transição democrático e responsável nos municípios.Vasconcelos lembrou aos 350 gestores eleitos e reeleitos, “que a festa da eleição acabou, agora é hora de planejar e trabalhar para o bem do município”. O coordenador ainda disse que o prefeito que foi eleito tem de entender que é preciso dar continuidade aos programas sociais do seu antecessor, mesmo que este tenha sido seu adversário político, isto por que o município é uma agencia para o beneficio da população, Vasconcelos completa, “serviços sociais não se acabam em um fim de uma gestão, eles podem modificar, se aperfeiçoar”.

Para Vasconcelos a transição, e um processo que deve ser produto de uma práxis bem sedimentada, de preferência fixada por meio de normas pertinentes. “Somente desse modo, o processo poderá desenvolver-se com fluência e naturalidade, independentemente da boa vontade dos atores envolvidos”.

 

Ismael Ferreira eleito prefeito de Valente

 

Sobre transição, o prefeito eleito de Valente, Ismael Ferreira (PT), disse ao CN que irá constituir uma comissão, apesar do prefeito atual Agnaldo Silva (PT) ser do mesmo grupo político, mas o mesmo assumiu o município de forma rápida através de uma eleição indireta e não houve transição por parte do governo na anterior cujo gestor Ubaldino Amaral foi cassado pela justiça e muitas coisas não ficaram esclarecidas fazendo necessário realizar este ato.

 

Assis e Amado Cunha governarão Conceição do Coité e Nova Fátima respectivamente pela primeira vez.

 

O prefeito eleito de Conceição do Coité, Francisco de Assis (PT), também confirmou que está montando a equipe e já tem mente alguns nomes que serão divulgados e adiantou ao CN que será uma ação para o bem do município e as pessoas envolvidas serão técnicas dentro das áreas especificas da administração, ela aponta como fundamental haver na equipe conhecimento de áreas como: Planejamento público, jurídico, orçamentário público, saúde, Infraestrutura e civil.

 

Jorge Andrade eleito para governar Monte Santo pela terceira vez comemora a chegada das chuvas na cidade.”Ainda não foi o esperado mas melhorou muito”.

 

Durante os três dias que os prefeitos estiveram reunidos, foram apresentados aos novos gestores os programas e projetos federais voltados para os municípios, às verbas federais que são distribuídas via emendas parlamentares, programas federais, o PAC e o Programa Brasil Sem Miséria. Sobre as emendas parlamentares, assunto muito debatido, os prefeitos foram informados que os deputados colocam as emendas que podem ser empenhadas, gera contrato e resto a pagar. Os presentes também informados que a Presidenta Dilma irá realizar um Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas nos dias 28, 29 e 30 de janeiro de 2013 no Centro de Convenções Ulisses Guimarães em Brasília para apresentação dos planos e programas prioritários do governo federal.

 

Ranulfo Gomes de Cansanção ao lado da esposa Vilma acompanhou atento as palestras. Foi reeleito depois de ter assumido a pouco mais de um ano e meio

 

Outro assunto que despertou atenção dos presentes foi à palestra proferida pelo secretário da Casa Civil da Bahia, Rui Costa, que destacou o pacto federativo e a necessidade de construir de um pacto federativo justo, que seja capaz de combater a miséria e melhorar a vida das pessoas, colaborar com a redução das diferenças regionais e promover o desenvolvimento sustentável.

 

 

Fonte: Geraldo José