Nesta terça-feira (11), os norte-americanos relembram os atentados terroristas que marcaram o país em 11 de setembro de 2001 e que deixaram cerca de três mil mortos.

11/09/2012 10:13

 

Há onze anos, dois aviões atingiram as torres gêmeas do World Trade Center de Nova York (Foto: Reprodução/RedeTV!)

O presidente Barack Obama, e a primeira-dama, Michelle, farão um minuto de silêncio na Casa Branca para homenagear as vítimas da tragédia. O casal também visitará o Pentágono, um dos alvos dos terroristas.

Em Nova York, uma cerimônia será realizada no Memorial Nacional do 11 de Setembro, inaugurado no ano passado no local onde ficavam as torres gêmeas do World Trade Center. No evento, familiares das vítimas vão ler, em ordem alfabética, os nomes das 2.753 pessoas mortas nos edifícios.

Atentados ainda fazem vítimas

Autoridades federais norte-americanas anunciaram na segunda-feira (10) que o câncer será considerado oficialmente uma das doenças relacionadas ao 11 de setembro e que mais de 50 tipos da doenças serão relacionadas ao programa de cobertura de saúde dos envolvidos no atentado.

A decisão representa uma antiga reivindicação para muitos que acreditavam ter contraído câncer por respirar pó impregnado de substâncias tóxicas após o desmoronamento das torres.

Foi criado um fundo de R$ 4,3 bilhões para cobrir despesas médicas que pessoas que contrairam asma, depressão, ansiedade e dores múltiplas durante as operações de resgate nos escombros dos prédios. A confirmação do Instituto Americano de Higiene e Saúde Trabalhista agora permite que as pessoas que desenvolveram câncer por inalarem a poeira do local tenham acesso ao dinheiro do fundo.