Monte Santo: VII Feira Do Muquém Conta Com o Apoio Do CESOL

19/02/2016 18:02
 
Durante os dois dias do evento, em média 5 mil pessoas da sede, de localidades do interior e municípios próximos visitam os diversos estandes da Feira com exposição de animais, comidas típicas da região a exemplo do bode e galinha caipira.
 
Nos dias 19 e 20 de fevereiro acontecerá a VII Feira da Agricultura Familiar de Muquém e região. O evento faz parte do calendário de festejos mais aguardados do município de Monte Santo. Este ano, a sétima edição da Feira ganha mais um reforço com o apoio do Centro Público de Economia Solidária – CESOL – que abrange os territórios do Piemonte Norte do Itapicuru, Piemonte da Diamantina, além dos municípios de Monte Santo, Cansanção e Itiúba.
Durante os dois dias do evento, em média 5 mil pessoas da sede, de localidades do interior e municípios próximos visitam os diversos estandes da Feira com exposição de animais, comidas típicas da região a exemplo do bode e galinha caipira. Outro destaque da Feira é a valorização da agricultura familiar e da Economia Popular e Solidária, através da divulgação dos empreendimentos solidários formado pelos grupos produtivos expostos nos estandes. Os visitantes tem a oportunidade de comprar polpas, doces, geleias, beijus e demais produtos derivados do umbu, maracujá do mato e mandioca. Além disso, também são apresentados os artesanatos feitos com palha de licuri e madeira, transformados em acessórios e objetos de decoração, formando assim, um leque de produtos da sociobiodiversidade.
A VII Feira da Agricultura Familiar de Muquém e região terá a participação de diversos representantes de entidades parceiras, entre eles, Milton Barbosa, Superintendente Estadual de Economia Solidária, vinculada a Secretaria Estadual de Trabalho, Renda, Emprego e Esporte – SETRE. De acordo com Luís Costa, coordenador do CESOL, localizado em Monte Santo, o apoio do CESOL a este evento e a presença do superintendente são formas de manifestar a valorização das iniciativas de economia solidária na região. “Os empreendimentos da economia popular e solidária tem contribuído generosamente com o aumento da renda e consequentemente da qualidade de vida das pessoas. Em nossa região este cenário não é diferente. Aqui nós temos ainda a peculiaridade de que os empreendimentos solidários surgem a partir da organização dos agricultores familiares. Dessa forma, para nós do CESOL é uma satisfação enorme apoiar um evento deste porte, onde a agricultura familiar e a economia solidária são protagonistas”, declarou Costa.
A programação da Feira contempla ainda momentos de formação para os visitantes que poderão participar de oficinas temáticas sobre: manejo de caprinos e ovinos; economia popular e solidária; cultura e história regional e convivência com o semiárido. Para finalizar, à noite acontecerão apresentações culturais de pífanos, shows de Rennan Mendes, Cláudio Barris e artistas locais. A Feira é uma realização da Associação Agropastoril dos Pequenos Produtores de Muquém e Região.
 
As informações são da redação CN.