Mesmo com um a mais, Brasil sofre para vencer Honduras

05/08/2012 07:25

 

Leandro Damião fez o gol da vitória no segundo tempo (Foto: Reuters)

A seleção brasileira masculina de futebol garantiu vaga na semifinal da Olimpíada com uma vitória de virada sobre Honduras, por 3 a 2, neste sábado. O destaque foi a atuação de Leandro Damião, que fez dois gols e sofreu um pênalti, convertido por Neymar. 
Em uma partida em que esteve duas vezes atrás no placar em Newcastle, o Brasil teve a primeira chance de gol logo nos primeiros minutos, quando Damião desperdiçou cara a cara com o goleiro Mendoza. 
Mas foi Honduras que abriu o placar aos 12 minutos. Após jogada pela esquerda, a bola sobrou para Martínez, dentro da grande área, acertar um belo chute e trazer de volta lembranças da surpreendente eliminação do Brasil frente a Honduras na Copa América de 2001. 
Aos 33 minutos, Honduras ficou com um jogador a menos, quando Crisanto recebeu o segundo cartão amarelo após entrada forte em Neymar. 
O empate brasileiro veio quatro minutos depois. Hulk fez jogada pela direita, a defesa hondurenha se atrapalhou e Damião aproveitou-se da falha para igualar o placar. 
Com a partida empatada e um jogador a mais em campo, o técnico Mano Menezes tirou o volante Sandro, que tinha cartão amarelo, e colocou Danilo no meio-campo da seleção. 
A alteração, no entanto, não foi capaz de mudar o placar ainda no primeiro tempo, e o jogo foi para o intervalo empatado. 
Logo no início da segunda etapa, Honduras voltou a liderar o placar com um chute rasteiro de Espinoza, de fora da área, no canto direito do goleiro Gabriel. Menos de dois minutos depois, no entanto, o árbitro marcou pênalti em Leandro Damião. Neymar bateu forte e voltou a empatar. 
O gol da vitória brasileira veio aos 13 minutos. Neymar deu passe para Damião dentro da área. O atacante do Internacional virou sobre o zagueiro hondurenho e bateu sem chances para o goleiro Mendoza. 
Aos 21 minutos, Mano tirou Hulk para a entrada de Lucas e, aos 43, sacou Damião para colocar Alexandre Pato. 
Nos acréscimos, Honduras ficou com nove jogadores em campo, com o segundo cartão amarelo dado a Espinoza. 
O Brasil espera agora o vencedor do confronto entre Grã-Bretanha e Coreia do Sul para saber quem enfrentará por uma vaga na final olímpica. A partida será realizada na próxima terça-feira (7), no estádio Old Trafford, casa do Manchester United.

A outra semifinal será entre México e Japão.