Medalha de prata nos 400 metros medley foi um bônus para Thiago Pereira, que entrou nos Jogos Olímpicos de Londres

01/08/2012 08:57

 

(Foto: Reuters)

 Confiante em brigar pelo pódio nos 200m medley, prova em que ele avançou para as semifinais nesta quarta-feira para uma nova disputa com os norte-americanos Ryan Lochte e Michael Phelps. 
Pereira, que no sábado conseguiu superar Phelps e ficou atrás só de Lochte na final dos 400m medley --conquistando sua primeira medalha na 3a Olimpíada da carreira-- nadou as eliminatórias desta quarta lado a lado com o campeão da outra prova e só foi ultrapassado pouco antes da batida na parede. 
O brasileiro passou para as semifinais com o 5o melhor tempo entre todas as baterias (1min58s31), após ter poupado o fôlego ao ver que estava nadando no mesmo ritmo que o maior favorito ao ouro também nos 200m medley. 
"Não é que deu para dar aquela soltada, mas claro que dá para segurar um pouco quando você vê que está numa posição de se classificar", disse Pereira após a prova. 
Lochte fez o 2o tempo das eliminatórias (1min58s03), enquanto o húngaro Laszlo Cseh, que era um dos favoritos mas acabou fora da final dos 400m, liderou a tabela de tempos com 1min57s20. Michael Phelps, que ficou fora do pódio na prova em que Thiago conquistou a prata, avançou em quarto. 
Thiago, que ao longo da carreira antes de Londres foi várias vezes batido pelos três rivais e sempre ficava por pouco fora do pódio em grandes competições, prevê uma disputa mais apertada nos 200m do que nos 400m, especialmente depois que Phelps e Cseh --ouro e prata respectivamente na prova em Pequim-2008-- não conseguiram subir ao pódio no sábado. 
"Com certeza vai (ser mais difícil), até porque é uma prova mais curta. Na minha opinião os 200m medley não depende de uma técnica muito boa nos quatro estilos, então às vezes quem não tem um (nado) peito tão bom são só 50 metros que precisa segurar e depois já vai para o estilo livre", disse. 
Outro brasileiro, Henrique Rodrigues, também avançou (com o 10o tempo) entre os 16 semifinalistas que voltam à piscina do Centro Aquático de Londres mais tarde nesta quarta-feira em busca de uma vaga na final olímpico, que será disputada na quinta. 
Nos 200m medley, prova que terminou em 4o e 5o nas duas últimas Olimpíadas, Thiago acredita estar ainda mais preparado para brigar entre os primeiros do que estava para a disputa dos 400m. Em Atenas-2004 e Pequim-2008, por exemplo, ele ficou apenas em 8o e 17o na prova de distância maior. 
Segundo o brasileiro, a conquista da medalha logo no primeiro dia dos Jogos de Londres não afetou sua concentração para a continuidade dos Jogos. A medalha, inclusive, está guardada para não tirar o foco. 
"Fiquei bem tranquilo, até porque a competição ainda não acabou. Apesar de ter conquistado a medalha, eu queria me focar nos 200m, que é a competição que me colocou no ranking mundial por vários anos", disse o nadador, de 26 anos. 

"Tempo para curtir depois não vai faltar. A medalha está guardadinha lá no quarto."