FORMOSA-BA: CARGAS DE CARRETAS CAEM NA BR-116.

03/05/2013 08:49

 

Nesta semana aconteceram dois acidentes bem semelhantes na BR-116, em Formosa, Macururé (BA). Os acidentes ocorreram com duas carretas carregadas de madeira, que seguiam juntas para o mesmo destino.

 

Início da história

 

Dois caminhoneiros, dirigindo carretas bitrem, carregadas de madeira, seguiam de Santa Catarina com destino ao Ceará. Após passar do povoado Bendegó, no município de Canudos (BA), a carga de uma das carretas pendeu, a cinta que a sustentava se rompeu e a carga veio ao chão, fazendo a parte traseira do bitrem tombar no meio a pista. O motorista e a companheira nada sofreram.

Após o acidente, o parceiro dele, que estava na outra carreta, foi até Formosa, desengatou o cavalo e voltou para socorrer o amigo. Este acidente aconteceu no dia 30 de abril.

Ontem (02 de maio), depois de terem passado a carga para outra carreta e de está tudo pronto para seguirem viajem, os dois carreteiros saíram de Formosa. O caminhoneiro do acidente saiu na frente. Depois de alguns minutos, por volta das 09h00min, o outro também saiu, mas poucos metros depois o inacreditável aconteceu.

 

O que aconteceu?

 

A carga do caminhoneiro que deu socorro também pendeu e acabou caindo da mesma forma que o acidente anterior. Difícil de acreditar, não é?

“Depois que eu sair e desci na estrada, sentir a carga pender, e quando olhei pelo retrovisor vi que a cinta tinha quebrado e a carga estava caindo”, disse o motorista da carreta, Oderlei.

O barulho causado pela queda da madeira no chão, e posteriormente a virada da parte traseira do bitrem, assustou muita gente do povoado.

Após o acidente muitas pessoas apareceram para observar o que tinha acontecido. Haviam muitas tábuas no chão interditando a passagem dos veículos. As pessoas presentes se juntaram e ajudaram a recolher o material da pista.

O motorista Oderlei não sofreu nenhum ferimento, pois, apenas a parte traseira do bitrem tombou.

O outro carreteiro que tinha seguido viajem, ficou esperando o companheiro no povoado Caraíbas, município de Chorrochó (BA), e percebeu que o mesmo estava demorando.

O dono de uma borracharia de Formosa, Galo Cego, foi atrás e o encontrou no povoado citado e falou o que tinha ocorrido. A mulher do carreteiro ficou bastante assustada, ela não queira mais seguir viagem.  

Como podem acontecer dois acidentes semelhantes envolvendo dois amigos que seguiam o mesmo destino, carregados com a mesma carga?

O carreteiro do segundo acidente parecia não acreditar no que estava acontecendo. Ele tinha acabado de socorrer o amigo e agora precisava ser socorrido.

As cargas das carretas estavam bastante altas, é provável que isso tenha causado os acidentes.

 

 

Portal Formosa