Em seu discurso de vitória, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, agradeceu o voto dos eleitores e declarou que está mais esperançoso hoje do que quando entrou no governo, há quatro anos.

07/11/2012 08:06

 

Em seu discurso de vitória, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, agradeceu o voto dos eleitores e declarou que está mais esperançoso hoje do que quando entrou no governo, há quatro anos. “Quero agradecer a todos os americanos que participam desta eleição. Nesta noite, vocês nos lembraram que, embora a estrada tenha sido difícil, fizemos nosso trabalho”, afirmou.

“Nós lutamos e sabemos, em nossos corações, que, para os Estados Unidos, o melhor ainda está por vir. Eu nunca estive tão esperançoso quanto ao futuro do país.” O presidente reeleito disse ainda que volta à Casa Branca mais inspirado do que nunca.

Obama também declarou que conversou com Mitt Romney, candidato derrotado, e o parabenizou pela “campanha acirrada”. “Nós batalhamos acirradamente, mas apenas porque amamos muito este país.” O presidente reeleito ainda acrescentou que, nas próximas semanas, quer se sentar com Romney e outras lideranças republicanas, “para ver como podemos trabalhar juntos para levar o país para frente”.

Obama foi reeleito para um segundo mandato na noite desta terça (madrugada de quarta-feira no horário de Brasília). A festa da vitória foi realizada em Chicago, no Estado de Illinois, onde o democrata construiu a sua carreira política. O governante agradeceu a sua família – formada pela mulher, Michelle, e pelas duas filhas, Malia e Natasha -, o seu vice, Joe Biden, e a sua equipe de campanha.

“Quero agradecer o melhor vice que qualquer um poderia ter, o Joe Biden. E eu não seria o homem que sou hoje sem a mulher que aceitou casar comigo há 21 anos. E, de vocês [as duas filhas], eu tenho muito orgulho”, disse Obama. “À melhor equipe de campanha da história da política”, continuou. O presidente ainda mencionou, no seu discurso, o tipo de país que imagina para daqui a quatro anos. “Apesar de todas as nossas diferenças, queremos que nossos filhos cresçam num país com acesso às melhores escolas e professores e que seja líder em tecnologia e inovação”, ressaltou.

COMO FUNCIONA A ELEIÇÃO NOS EUA

Os americanos elegem seu presidente de maneira indireta: seu voto serve para escolher os 538 membros do chamado Colégio Eleitoral, que representa os 50 Estados e a capital, Washington. O nome do presidente sempre depende da aritmética entre estes delegados estaduais. A cada Estado se atribui no Colégio Eleitoral um número de delegados igual ao número de seus senadores federais (dois) mais o número de seus membros na Câmara dos Representantes, que é proporcional à população.

Os Estados dão o número de votos do seu total de delegados ao candidato que mais votos populares obteve nesse território, com a exceção de Maine e Nebraska, que os outorgam por distritos. Para conseguir a presidência, o candidato precisa conseguir 270 votos no Colégio Eleitoral, uma maioria simples.

 

Com informações da Folha de São Paulo Foto: Scott Olson/Getty Images/AFP