Deputado Roberto Carlos solicita ampliação do sistema de abastecimento de água para Uauá

10/12/2013 09:39

RobertoCarlosdeputado Roberto Carlos (PDT), através de indicação apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia, solicitou ao Governador Jaques Wagner, junto à Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. – Embasa, proceder a implantação do sistema de abastecimento de água no município de Uauá.

O parlamentar ressaltou que esta obra tem como premissa implantar um projeto de abastecimento de água para áreas rurais, advinda do rio São Francisco através de uma adutora, solucionando, assim, a escassez de água naquela região.

“Esta região é constantemente afetada por secas prolongadas, que castigam os produtores rurais, por não terem outra alternativa para solucionar o problema em definitivo. A ampliação almejada será crucial para alavancar a produção rural da região, seja na agricultura, como na criação de caprinos e ovinos”, disse o deputado Roberto Carlos.

As 15 comunidades beneficiadas somam mais de 10.000 (dez mil) pessoas e o abastecimento abrangerá as comunidades de Distrito de Caldeirão do Almeida e Lagoa do Pires, os Povoados de Testa Branca, Carrancudo, Sonhém, Poço do Vieira, São Paulo, Sítio dos Loiolas, além de fazendas que estão localizadas próximas a possível adutora.

 

A sua extensão quilométrica será pequena, dada sua importância, sem falar que haverá uma grande economia do estado, já que o município de Uauá deixará de ampliar e manter os sistemas de dessalinizadores nos grandes povoados, portadores de grandes transtornos ambientais e sociais, e, também, gerador de grandes custos.

De acordo com o deputado Roberto Carlos, este apelo é de toda a população rural de Uauá e tem como intermediários os vereadores Rosevaldo Loiola dos Santos, Osvaldo de Oliveira Gonçalves e Deuilson Almeida da Silva, que atestam de perto as dificuldades da região.