Ao som do fole da sanfona, com direito a muito forró, xote e outros estilos musicais, aconteceu na noite de ontem, dia 08 de novembro, no Centro de Cultura João Gilberto o primeiro encontro do projeto de implantação da Orquestra Sanfônica do São Francisco

10/11/2012 00:53

 

Ao som do fole da sanfona, com direito a muito forró, xote e outros estilos musicais, aconteceu na noite de ontem, dia 08 de novembro, no Centro de Cultura João Gilberto o primeiro encontro do projeto de implantação da Orquestra Sanfônica do São Francisco. Um encontro marcado pela integração de sanfoneiros profissionais com sanfoneiros iniciantes. “O primeiro encontro foi muito proveitoso. fizemos uma rápida apresentação da idéia da orquestra, e partimos para um diálogo musical.

Percebemos um entusiasmo enorme vindo dos iniciantes, e uma dedicação extrema vinda dos sanfoneiros já conhecidos como: Flávio baião, Renan, Manuzinho, Júnior Barata, Daniel, Silas, Almir do Buqueirão, e outros. Resumindo, posso  afirmar que a orquestra Sanfônica do São Francisco já é um sucesso”. Avalia o Coordenador da Orquestra, Targino Gondim. Para os iniciantes, como é o caso do estudante Pablo Melo, um apaixonado pela sanfona, a possibilidade de integrar uma orquestra de sanfonas é mais que um sonho, “representa todo um resgate da musicalidade e da cultura nordestina que encontra-se esquecida devido ao surgimento de outros ritmos, e também aperfeiçoar o domínio desse belo instrumento”. Explica o estudante.

O projeto Orquestra Sanfônica do São Francisco é uma realização da Fundação Nacional de Artes - Funarte e do Ministério da Cultura – MinC, através do programa Mais Cultura, edital Microprojetos do Rio São Francisco 2012 e tem como objetivo dar continuidade as ações desenvolvidas para valorização da sanfona. Além de integrar a orquestra, que também é formada por sanfoneiros profissionais da região, os inscritos têm acesso a aulas práticas e reforço teórico sobre o instrumento, com ênfase em formação de repertório de show.

Os encontros, abertos ao público, acontecem todas as quintas, das 19h às 21h, no Centro de Cultura João Gilberto. Na próxima semana, o encontro acontece na terça-feira devido ao feriado na quinta. Vale ressaltar que os interessados em participar da Orquestra Sanfônica do São Francisco ainda podem efetuar inscrição no Centro de Cultura João Gilberto, das 9h às 13h e das 14h ás 17h ou solicitar ficha de inscrição através do endereço de e-mail: tocapranosdois@hotmail.com

Enfoque Comunicação