A seleção brasileira vai disputar a decisão do futebol olímpico masculino depois de 24 anos ao superar a Coreia do Sul por 3 a 0 nesta terça-feira, no estádio Old Trafford, em Manchester.

07/08/2012 23:36

 

Leandro Damião brilhou e fez dois gols no triunfo por 3 a 0 (Foto: Reuters)

A seleção brasileira vai disputar a decisão do futebol olímpico masculino depois de 24 anos ao superar a Coreia do Sul por 3 a 0 nesta terça-feira, no estádio Old Trafford, em Manchester. 

O atacante Leandro Damião, autor de dois gols contra Honduras nas quartas de final, novamente marcou duas vezes e foi um dos destaques do time. O volante Rômulo anotou o outro gol. 

Na final dos Jogos de Londres, no sábado às 11h, o Brasil enfrentará o México, que derrotou o Japão por 3 x 1, de virada. 

A equipe brasileira busca sua primeira medalha de ouro olímpica no futebol, após conquistar a prata em Los Angeles-1984 e em Seul-1888, última vez que foi à final. 

Contra os sul-coreanos, que haviam eliminado a anfitriã Grã-Bretanha nos pênaltis pelas quartas de final, o Brasil não fez uma partida brilhante, mas o suficiente para avançar. 

A maior surpresa na escalação do técnico Mano Menezes foi a entrada de Alex Sandro no lugar de Hulk, um dos três convocados acima do limite de idade de 23 anos -os outros são o zagueiro Thiago Silva e o lateral-esquerdo Marcelo. 

Mesmo com o meio-campo reforçado na marcação, o Brasil viu a Coreia ameaçar no início, através de jogadas de velocidade. 

Aos 12 minutos, os sul-coreanos entraram com perigo dentro da área brasileira e o zagueiro Juan salvou, chutando a bola para escanteio. Teve ainda um chute que passou por cima do travessão, assustando o jovem goleiro Gabriel. 

Aos 38 minutos, no entanto, foi o Brasil que abriu o placar. Após roubada de bola no meio-campo, Neymar passou para Oscar, que avançou e tocou para Rômulo, do lado direito do campo, chutar de primeira, rasteiro. O goleiro sul-coreano Lee falhou no lance. 

No segundo tempo, o Brasil ampliou aos 12 minutos, com Leandro Damião, que completou cruzamento de Neymar, após a bola passar por baixo das pernas de Marcelo. 

Aos 19 minutos, Leandro Damião fez seu segundo gol ao chutar de bico, de dentro da área, em jogada iniciada por Neymar. 

A partir daí, o Brasil passou a tocar bola e até poupou Marcelo e Damião, que foram substituídos por Hulk e Alexandre Pato. Bruno Uvini ainda entrou no lugar de Juan na zaga. 

Com o resultado, o Brasil segue com 100 por cento de aproveitamento. O time venceu Egito, Belarus e Nova Zelândia na primeira fase e depois Honduras nas quartas de final.